EN

| |   |   |   |  

PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR DA OURIVESARIA - 2015 E 2016

Projetos Conjuntos de Internacionalização

Designação do Projeto: Programa de internacionalização do setor da ourivesaria - 2015 e 2016

 

Código: POCI-02-0752-FEDER-000064

 

Objetivo e Prioridade: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas por intermédio do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PMEs, especialmente no que respeita à internacionalização.

 

Região de intervenção: Norte, Centro e Alentejo

 

Entidade Promotora: AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal

 

Data de Aprovação: 29 de maio de 2015
Data de Início: 28 de janeiro de 2015
Data de Conclusão: 31 de dezembro de 2016
Investimento Total: EUR 1.915.383,77 (execução de 103,39%)
Investimento Elegível: EUR 1.755.066,51 (execução de 100,77%)
Apoio Financeiro UE: EUR 906.379,75

 

Objetivos, atividades e resultados esperados: A promoção e implementação do projeto n.º 64, denominado por Programa de internacionalização do setor da ourivesaria - 2015 e 2016, possibilitou uma robusta aposta na internacionalização do setor da joalharia portuguesa. Com efeito, nas pequenas e médias empresas que participaram no projeto (e, por arrastamento, na globalidade do setor), o projeto criou as condições adequadas e as metodologias convenientes ao acesso a mercados internacionais, contribuindo, deste modo, para a valorização da oferta nacional. Por sua vez, o projeto em apreço permitiu ao setor afirmar-se a nível internacional e, como consequência, possibilitou o aumento das exportações, do volume de negócios e do valor acrescentado bruto global das empresas do setor da ourivesaria e relojoaria de Portugal.

 

No que respeita ao nível da execução do projeto, o plano de investimentos foi delineado para um conjunto de 27 participações, contudo, tendo em consideração as vantagens e mais valias do projeto para as empresas, no final, foi possível contar com 39 participações.

 

Adicionalmente, refira-se que o projeto contemplava um conjunto de iniciativas promocionais em 11 mercados relevantes para a ourivesaria nacional. De facto, estavam previstas participações coletivas em feiras de referência, em nos mercados mais prioritários para o sector, nomeadamente: Espanha, Polónia, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Espanha Estados Unidos, Emiratos Árabes e Hong Kong, bem como 2 missões empresariais aos mercados do Brasil e Colômbia. Destacam-se, infra, as campanhas realizadas no contexto do presente projeto, a saber:

 

1. Missão de prospeção no Brasil
2. Missão de prospeção na Colômbia
3. Feira Jubinale – Cracóvia
4. Feira Bijorhca – Paris
5. Feira Vicenza Oro (VO) - Vicenza
6. Feira International Jewellery London
7. Feira MadridJoya – Madrid
8. Feira Dubai International Jewellery Week (Emirados Árabes Unidos)
9. Feira Inhorgenta em Munique
10. Feira JCK Las Vegas
11. Feira HKTDC – Hong Kong


SHARE WITH


30 · 05 · 2015