EN

| |   |   |   |  

PROGRAMA LAPIDAR

JANEIRO & FEVEREIRO 2020

"Valorizar competências, partilhar experiências” é o mote da iniciativa promovida pela AORP, que apresenta uma agenda de conversas e palestras em temas estratégicos para o setor da joalharia portuguesa.


A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do e-mail geral@aorp.pt.

 

JANEIRO & FEVEREIRO

 

23 DE JANEIRO
14h30 - 17h00 na sede da AORP


Pricing e Margens
António Trigo Morais - Consultor

O Preço é um fator chave no momento de decisão de compra do consumidor, tem uma forte ligação na perceção da qualidade do produto, e tem um enorme impacto nas margens de lucro das empresas. Cada vez mais se torna imperativo garantir uma correta atribuição de preços de venda assim como uma definição exata dos preços de custos incorridos nos diversos produtos.
Este workshop alicerça-se em dois pilares – o preço de custo e o preço de venda. Começando por um enquadramento das variáveis fulcrais que influenciam a determinação de um preço, António Trigo Morais irá analisar os métodos de custeio e de atribuição de preços de venda, tendo em conta as variáveis abordadas. Através de casos práticos, irá exercitar e exemplificar estes conceitos, de forma a garantir uma aprendizagem eficiente, calculando por exemplo as margens de lucro de um produto. Irá também ser explorada a vertente menos “racional” do pricing através da discussão de conceitos como Diferenciação de Preços e Preços Psicológicos, bem como a influência da tecnologia e Internet na definição dos preços.


 

4 DE FEVEREIRO
14h30 - 17h00 na sede da AORP


Os Grandes Desafios do Sector | Conclusões do CIBJO Congress 2019 

Rui Galopim - Congresso CIBJO

Na primeira sessão do ano, Rui Galopim irá apresentar as temáticas discutidas no Congresso da CIBJO, The World Jewellery Confederation, que teve lugar no Bahrain, em novembro de 2019. No Congresso debateram-se os grandes desafios do setor, num período onde os efeitos das alterações climáticas são o tema dominante. 
O evento reforçou o desafio a todos os delegados para abraçarem a CIBJO Greenhouse Gas Initiative com vista à neutralidade carbónica e o repto teve bom eco e retorno. A problemática dos diamantes sintéticos e dos desafios que estes introduzem no setor foi também tema de destaque, assim como discussões em torno do que são factos e opiniões num relatório gemológico. Foi também feita uma sólida apresentação em torno do “fei cui”, termo chinês que designa aquilo a que se tem chamado “jade de jadeíte”, e que Rui Galopim irá explicar como vai mudar o capítulo da nomenclatura dos jades, com especial impacto no Oriente. 
Estes são apenas alguns dos temas debatidos no CIBJO Congress 2019 a serem apresentados na sessão do programa Lapidar.


 


Caso tenha alguma sugestão de temas que gostaria de ver abordados no programa Lapidar, não hesite em partilhar connosco. 

 

 

 


SHARE WITH


09 · 01 · 2020