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MENSAGEM DO PRESIDENTE

ATRAVESSAR

No final de cada ano, tendemos a fazer uma reflexão em jeito de balanço. Estando, a direção que honradamente represento, em fase de conclusão de mandato, tomo a liberdade de alargar esse balanço aos três anos em que, com o voto de confiança dos nossos Associados, assumimos, com todo o compromisso e dedicação, a liderança da AORP.

 

Perdoem-me, talvez, o pretensiosismo de o assumir como missão. Mais do que o exercício de funções, entendemos o papel essencial da AORP na condução do setor que representamos e no qual vemos um enorme potencial de crescimento e evolução. Sobretudo num contexto tão desafiante como aquele que atravessamos nos últimos anos e que evidenciou a relevância da missão associativa em representar, defender, unir, apoiar.

 

Por isso, começamos e dedicamos grande parte do nosso foco em olhar para dentro. Primeiro, para dentro da Associação e, com rigor e responsabilidade, organizar estruturas, otimizar procedimentos, criar políticas de transparência. Foi um trabalho talvez menos visível, mas não menos importante. Depois, para dentro do setor, entendemos como o papel da Associação era também o de ouvir as empresas e dar-lhes voz. Para isso, criamos novas rotinas de visitas às empresas (infelizmente suspensas pelo contexto de pandemia), geramos novos canais de comunicação diretos e indiretos, auscultamos o setor através de diversos inquéritos de monitorização do setor, criamos novos formatos de interação e partilha, como é o caso das reuniões periódicas com os Órgãos Sociais da Associação. Tudo isto foi criado com um único objetivo: aproximar os Associados das tomadas de decisão, respondendo aos seus desafios e abrindo portas às suas propostas.

 

Por isto também o nosso mandato foi marcado pelo lançamento da campanha “Together We Stand”, um manifesto de união e força coletiva, em que demos voz aqueles que, através da sua visão, coragem e ambição fortalecem e projetam a joalharia portuguesa no mercado global.

 

Foi sobre esta política de abertura, proximidade e transparência que continuamos a defender os interesses do setor e a alavancar as suas ambições, mesmo perante um contexto tão adverso como aquele que vivemos. E, com isso, fomos criando pontes. De dentro para fora.

 

Criamos pontes com as entidades que influenciam diretamente a nossa atividade, com destaque para o Governo, a INCM, as Câmaras Municipais, as restantes associações que direta ou indiretamente representam as nossas empresas e o nosso setor.

 

Criamos pontes com os restantes setores de atividade, sobretudo na fileira da Moda portuguesa, com entidades externas, alianças de criatividade e inovação, que abrem novos caminhos e novas oportunidades à joalharia portuguesa.

 

Criamos pontes com os mercados externos, mantendo a nossa determinação em continuar a apoiar a expansão internacional do setor não refreou, mas antes se renovou, na busca de novos mercados e de novos formatos, como são exemplo as apresentações coletivas em Milão e em Londres, à margem das Semanas da Moda, também ela renovadas em formatos adaptados aos novos tempos.

 

Nesta renovação, encontramos a reafirmação da nossa missão, mas também a confiança de que, não obstante os obstáculos, sempre os haverá, temos hoje em dia um setor mais forte, mais resiliente e mais aberto à mudança.

 

Com isso, entramos em 2022 com um sentimento de missão cumprida, mas também que há ainda muito por fazer cumprir, num ciclo permanente de crescimento e de evolução.

 

É tempo de renovação. Por isso, passamos agora o testemunho aos nossos Associados para que se sintam convidados a apresentar os seus projetos de futuro para a Associação e o setor. Esta é uma missão de todos e todos se devem sentir parte dela.

 

Criamos pontes e… atravessamos juntos!

 

Feliz 2022.

 


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06 · 01 · 2022