EN

| |   |   |   |  

PORTUGUESE JEWELLERY SHAPERS 2.0

Os mestres da arte

Por detrás de cada joia portuguesa, está uma história de tradição e arte. Estão técnicas artesanais, passadas de geração em geração, como um legado de engenho e saber. Estão rostos marcados pela experiência e mãos cravadas de talento. 

 

A iniciativa “Portuguese Jewellery Shapers”, promovida pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria dá a conhecer os rostos e histórias dos artesãos portugueses. Nesta segunda edição do projeto, a missão é valorizar as diferentes técnicas da ourivesaria portuguesa – cravação, modelação em cera, malha de friso, cinzelagem e filigrana, identificando os mestres que preservam a arte e conferem a cada peça um cunho de identidade, qualidade e detalhe, que diferencia a joalharia portuguesa em todo o mundo. 

 

Para Ana Freitas, Presidente da AORP, “Nas nossas investidas internacionais temos comprovado que a grande riqueza da joalharia portuguesa está nas mãos dos nossos artesãos e na forma como continuam a preservar técnicas manuais, altamente especializadas, e a dedicar todo o seu saber, talento e dedicação a cada peça. Queremos dar a conhecer as suas histórias e, com isso, valorizar as joias portuguesas”.

 

Com o mote “Quem fez as suas joias” (“Who made your jewels”), a iniciativa conta a história de Henrique (47 anos), mestre cravador pelas mãos de quem já passaram as mais variadas e raras pedras preciosas; Pompeu (54 anos), um dos poucos artesãos que preserva a arte da tradicional malha de friso portuguesa, num processo totalmente manual; Benjamim (52 anos), especialista em modelação de cera que consegue, com as suas mãos, alcançar todo o tipo de formas, movimentos e texturas que idealiza; Olga (57 anos), representante de tantas enchedeiras de filigrana da região de Gondomar e Fernando (53 anos), mestre cinzelador, uma das mais minuciosas e detalhadas técnicas da ourivesaria portuguesa, através da qual confere  textura, volume e forma ao metal, esculpindo verdadeiras peças de arte. 

 

O projeto “Portuguese Jewellery Shapers 2.0” vai ser lançado na Ourindústria, evento que reúne mais de 70 expositores de joalharia e relojoaria, de 15 a 18 de março, no Multiusos de Gondomar.

 

Conheça os rostos e as histórias de quem faz as nossas joias aqui.


SHARE WITH


15 · 03 · 2018