EN

| |   |   |   |  

Chave dos Clérigos Confiada a uma Equipa de Ourives do Porto

Chave dos Clérigos entregue à Câmara do Porto pela primeira vez

 

A entrega da chave da torre ao presidente da câmara pretende simbolizar a devolução da torre à cidade e ganhar uma vizinhança de simbolismo", assinalou o presidente da Irmandade dos Clérigos, no dia em que a torre desenhada por Nicolau Nasoni no século XVIII celebra mais um aniversário, o primeiro desde a sua reabertura ao público.

 

Segundo o padre Américo Aguiar, este foi "um gesto bonito que a irmandade dos Clérigos fez à cidade", cumprindo a promessa de devolução da Torre ao Porto depois de ter sido requalificada numa intervenção que rondou os 2,6 milhões de euros.

 

Para o presidente da irmandade, esta também foi uma forma de destacar a importância daquele monumento que classificou de "Torre da Cidade", tal como a encontrou descrita em textos do século XVIII sobre a aprovação da obra de construção.

 

Desenhada por João Pedro Oliveira, um "jovem empreendedor", juntamente de uma equipa, sendo de salientar a Maria Moura Responsável pelo projecto “As 3 Jóias” e o Prof. Paulo Martingo. A chave entregue e confiada agora à Câmara do Porto é uma peça em prata, com apontamentos em ouro e que "efetivamente abre a porta" da Torre dos Clérigos.

  

A chave ficará guardada no gabinete do presidente, junto de uma outra chave que dá acesso ao coração de D. Pedro.


SHARE WITH


14 · 01 · 2016